COMPETIÇÃO
Alunas do Colégio Brigadeiro Newton Braga são destaque em Mostra de Ciências no RJ
As alunas Eduarda Luiza Llort Curval e Carolinne Montenegro Fernandes Alexandre Alves, do Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), subordinado à Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), conquistaram o 1º lugar, na categoria Engenharia e Tecnologia da 3ª edição da Mostra de Ciências, realizada no dia 08/10, no Rio de Janeiro (RJ).
Intitulado “Combustíveis Alternativos”, o Projeto de Pesquisa aborda a importância, a obtenção e as aplicações de novas formas de combustíveis. “O objetivo do nosso trabalho é explorar combustíveis alternativos, como etanol e hidrogênio, e entender como eles podem contribuir para a redução da poluição e dos impactos ambientais negativos associados aos combustíveis fósseis”, destacou a aluna Carolinne Montenegro.
O projeto de pesquisa das alunas segue na mesma linha da Lei do Programa Combustível do Futuro, sancionada nessa terça-feira (08/10), durante a feira Liderança Verde Brasil Expo, realizada na Base Aérea de Brasília (BABR). Entre os objetivos da legislação está o incentivo ao uso e à produção de biocombustíveis em substituição aos combustíveis fósseis.
Segundo a aluna Eduarda Curval, os combustíveis alternativos são essenciais por fornecerem energia sem agredir o meio ambiente. “Com as novas tecnologias, precisamos continuar produzindo energia, mas de forma que não prejudique o meio ambiente, nosso planeta, que é a nossa casa”, acrescentou a aluna Eduarda Curval.
O orientador do projeto e professor do CBNB, Suboficial Marcelo Delena Trancoso, ressaltou que os resultados são fruto de um trabalho diário dos alunos. “Nós decidimos desenvolver o projeto ‘Combustíveis Alternativos’ devido ao aumento dos problemas ambientais, que têm crescido muito. Com o intuito de buscar soluções que possam minimizar os efeitos dessa destruição ao meio ambiente, começamos o projeto em 2015, e este ano completamos dez anos. Os estudantes envolvidos têm aulas de segurança no laboratório, produção de combustíveis com foco no meio ambiente, além de participarem de atividades experimentais. Ao longo desses dez anos, já acumulamos seis premiações em eventos científicos com as nossas apresentações”, explicou o Suboficial. Vale destacar que o projeto tem coautoria da ex-aluna do CBNB, Alessandra Lemos do Nascimento.
Fotos: CBNB






